O consumo de carboidrato antes da atividade física: mito ou verdade?
Estilo News
19 de Janeiro de 2015 às 07h57min
O consumo de carboidrato antes da atividade física: mito ou verdade?

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A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática esportiva, pois, quando bem orientada, pode reduzir a fadiga (cansaço), permitindo que o praticante de atividade física ou atleta treine por mais tempo e/ ou se recupere rapidamente do gasto causado pelo exercício.

Inúmeros nutrientes alimentares estão relacionados ao fornecimento de energia e regulação dos processos fisiológicos do exercício, com isso a ingestão de nutrientes adequados e suas quantidades ideais acabam sendo muito útil para o aprimoramento do desempenho.

Carboidrato é um nutriente importante para a manutenção da saúde e essencial para um bom rendimento na atividade física. E quanto maior o rendimento, ou seja, quanto melhor o indivíduo treinar, mais rapidamente ele atingirá os objetivos, sejam eles de perda ou ganho de peso.

Os estudos científicos afirmam que a quantidade e o tipo de carboidrato devem variar diretamente com a intensidade e o volume de exercício. Quanto maior a intensidade dos exercícios maior será a participação dos carboidratos como fornecedores de energia. O exercício prolongado reduz acentuadamente a concentração de glicogênio muscular, exigindo constante preocupação com a sua reposição. Indivíduos que consomem uma alimentação pobre em carboidratos devem apresentar uma tolerância reduzida ao exercício, assim como o comprometimento da capacidade de melhorar sua resistência física por meio de treinos.

Mas por que o carboidrato é tão importante?

Ele é conhecido como nutriente energético, pois a glicose (sua forma mais simples) é o principal combustível utilizado na atividade muscular, além de ser a única fonte capaz de alimentar o cérebro.

Quando esta fonte não é suficiente, o corpo passa a converter a proteína (principal componente do músculo) em glicose para que a demanda de energia seja suprida, o que infelizmente reflete em redução da massa muscular. Portanto quantidades adequadas de carboidrato impedem que a proteína seja utilizada como fonte de energia, e cumpra sua função de reparação de tecidos e construção de massa muscular.

O carboidrato é o principal nutriente associado à performance no exercício físico. Sem os carboidratos, a contração muscular pode render menos e a fadiga se instalar mais cedo.

Portanto o carboidrato não é o vilão como muitos imaginam. Na verdade em quantidades adequadas à atividade física, rotina e organismo de cada um, ele só traz benefícios, auxiliando na redução da gordura corporal e no desenvolvimento da massa muscular. Não esqueça... para quem almeja um objetivo, a sua alimentação faz a diferença!

Dicas:

• Procure um nutricionista e informe que está fazendo exercícios físicos ou que irá começar a fazer. É importante para que o profissional ajuste o seu consumo diário sem erros, pois há diferença no consumo entre pessoas ativas e inativas. Somente o profissional nutricionista poderá prescrever um cardápio a você.

• Não inicie a prática de exercícios sozinhos, procure um profissional formado em educação física e habilitado. Somente ele poderá prescrever exercícios a você.

• Realize uma consulta com o cardiologista e faça exames regulares para evitar imprevistos durante as suas atividades, sabendo se há alguma limitação.

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