Energia renovável: O desafio de reinventar
Estilo News
09 de Outubro de 2014 às 08h52min
Energia renovável: O desafio de reinventar

94Fm

No dia primeiro de julho de 2001 e 27/09/2002, os brasileiros viveram uma crise do apagão que afetou o fornecimento de energia elétrica.

O problema teria sido registrado devido à falta de chuva e investimentos no setor hidrelétrico, que deixaram várias represas vazias dificultando a geração de energia e, por falta de planejamento e investimentos em geração de energia.

Os apagões, naquela época, geraram para os brasileiros, segundo especialistas, um prejuízo de R$ 320 para cada consumidor.

Mas o que fazer para mudar esta situação? O Brasil um país tropical, ensolarado com boas correntes de vento, terras agricultáveis não seria capaz de produzir, de pensar, de investir em fontes renováveis de energia, como usinas eólicas, movidas com a força do vento, energia solar, no aproveitamento do gás metano, que pode ser encontrado facilmente nos lixões e nas propriedades rurais onde há produção de esterco?

A resposta segundo os professores da UFPR de Palotina é sim, mas para formar esta mão de obra é preciso um curso específico e foi isso que a universidade foi buscar. Em julho deste ano a instituição conseguiu implantar o curso de engenharia de energias renováveis.

As aulas só começam em 2015, mas os acadêmicos dos cursos de biotecnologia e biocombustíveis já veem pela frente a oportunidade de expansão do mercado de trabalho.

O curso de engenharia de energias renováveis vai substituir o de biocombustíveis e vai usar toda a estrutura já existente no campus. E para receber os novos alunos além dos 8 laboratórios já existentes a direção da UFPR de Palotina, vai investir também na construção de um prédio próprio, novos laboratórios e professores.

Ele acredita ainda que nas pequenas propriedades, se todos se unirem, será possível produzir energia renovável a partir do esterco das granjas e essa energia poderá ser usada para o consumo próprio e venda do excedente de forma responsável e sustentável.

Ainda dentro deste campo de energias renováveis, a universidade mantém em seus laboratórios duas mini usinas: uma de etanol e a outra de bio diesel. E esta energia produzida aqui já é utilizada e testada em uma empresa de ônibus da cidade.

A ideia é que o curso de energias renováveis ofereça aos estudantes a possibilidade de tratar resíduos agroindustriais para a geração de energia, e diminua a dependência do país na energia elétrica.

Envie seu Comentário
Atenção! O Estilo News não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Nome:* (obrigatório)
Email:* (não será divulgado)
Comentários:* (seu comentário será moderado)
 
 
2015 © - Estilo News - Todos os direitos reservados.
Estilo News.com.br
E-mail:toniazzoproducoes@hotmail.com
Endereço: Rua Eduardo Trindade, nº 638 - Jardim Trindade e Nunes
Cep: 79.130-000 - Rio Brilhante/MS
Telefone da Redação: (67) 3452-3313



 
 
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos seus autores.


Desenvolvido por: Webecom