Este mês Rio Brilhante completa 87 anos
Estilo News
01 de Setembro de 2016 às 08h55min
Este mês Rio Brilhante completa 87 anos

Da Redação
O rio Brilhante que deu nome a cidade mantém sempre lindas paisagens. Foto - João Carlos Toniazzo)

Este mês Rio Brilhante completa 87 anos

 

Neste dia 26 de setembro Rio Brilhante comemora 87 anos de de emancipação política administrativa.  Hoje uma das cidade que mais do interior que se destaca no Estado pela forte economia e crescimento. Relembre um pouco da historia .

 História

Na terceira década do século XIX, as famílias Lopes, Souza Leal, Pereira, Garcia e Barbosa foram os primeiros a desbravar os campos da Paranaíba, se tornando os pioneiros que habitaram o sul do estado. As terras do atual município de Rio Brilhante começaram a ser desbravadas por Gabriel Francisco Lopes, que mais tarde, em 1841, levou seu sogro, Antônio Gonçalves Barbosa, para a região chamada de campos de Vacaria. Gonçalves Barbosa chamou de Boa Vista o local entre os rios Vacaria e Brilhante e se tornou seu o primeiro morador.

Com o tempo, imigrantes vindos do Rio Grande do Sul, que traziam rebanhos de bovinos, equinos e ovinos, passaram a povoar a região, assim como descendentes das famílias pioneiras, que se instalaram nas margens dos rios: Brilhante, Vacaria e Dourados. Eles iniciaram a prática da pecuária e da agricultura no local. No entanto, devido aos conflitos entre Brasil e Paraguai, em 1862, os habitantes tiveram que abandonar a região, que só voltou a prosperar a partir extração e industrialização da erva-mate. O produto despertou novamente o interesse de gaúchos e paraguaios, que retomaram a pecuária e agricultura.

Em 1900, Francisco Cardoso construiu um grande cruzeiro perto da atual sede da prefeitura, onde se iniciou o povoado. Após doze anos, através da resolução nº 611, de 10 de julho, o governo do estado e Mato Grosso do Sul criou, com sede na povoação de Entre-Rios, o Distrito de Paz de Vacaria, em Campo Grande, e por meio do decreto nº 653, de 29 de janeiro de 1924, concedeu à região uma área de 3.600 hectares, onde a população começou a se estabelecer.

Formação administrativa e história recente

O então distrito de Vacaria foi elevado à categoria de vila, em 26 de setembro de 1929, pela lei estadual nº 1025, e passou a se chamar Entre Rios, devido a sua localização. Constituída de dois distritos: Entre Rios e Vacaria, e com sede neste último, foi emancipada em 1º de janeiro de 1930. Nas divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e de 1937, o município é formado por Entre Rios e Ivinhema. Em 31 de dezembro de 1943, pelo decreto-lei estadual nº 545, o município ganhou a denominação de Caiuás e, em 30 de setembro de 1948, tem o nome atual oficializado, por meio da lei estadual nº 136. No dia seguinte, o distrito de Aroeira é criado e anexado a Rio Brilhante, pela lei estadual nº 174.

Pela lei estadual nº 683, instituída em 11 de dezembro de 1953, o distrito de Ivinhema é transferido para o município de Bataguaçu. Em 16 de junho de 1977, através da lei estadual nº 3876, o distrito de Nova Alvorada é criado e anexado ao município. Ainda no mesmo dia, por meio da lei estadual nº 3877, o distrito de Aroeira recebe a denominação de Prudêncio Thomaz. Em 18 de dezembro de 1991, o distrito de Nova Alvorada, pela lei estadual nº 1233, é desmembrando de Rio Brilhante e sob o nome de Nova Alvorada do Sul passa a ser considerado um município.

O crescimento econômico da cidade foi impulsionado pela agricultura e com a chegada dos primeiros imigrantes vindos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste na década de 70. No entanto, o maior desenvolvimento ocorreu após as instalações de usinas do ramo sucroalcooleiro, que, segundo estimativas da prefeitura, aumentaram a arrecadação do município em 450%, o que tornou Rio Brilhante o maior produtor de cana-de-açúcar do estado, em 2006. Isso também fez com que o município não dependesse somente da agricultura no setor da economia.

Envie seu Comentário
Atenção! O Estilo News não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Nome:* (obrigatório)
Email:* (não será divulgado)
Comentários:* (seu comentário será moderado)
 
 
2015 © - Estilo News - Todos os direitos reservados.
Estilo News.com.br
E-mail:toniazzoproducoes@hotmail.com
Endereço: Rua Eduardo Trindade, nº 638 - Jardim Trindade e Nunes
Cep: 79.130-000 - Rio Brilhante/MS
Telefone da Redação: (67) 3452-3313



 
 
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos seus autores.


Desenvolvido por: Webecom