Vereadores apresentaram vários projetos e pedidos na última sessão
Estilo News
14 de Junho de 2016 às 14h44min
Vereadores apresentaram vários projetos e pedidos na última sessão

Assessoria

Totinha quer esclarecimentos sobre asfalto no Nova Rio Brilhante

O vereador Dejair Gomes - Totinha (PT) solicitou ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Infraestrutura explicações claras sobre o andamento das obras de pavimentação asfástica do Bairro Nova Rio Brilhante (Pró-Moradia XIV) e que providências serão tomadas caso a empresa não conclua o contrato no prazo estabelecido.

Totinha falou da urgente necessidade de explicar à população, principalmente aos moradores do Bairro Nova Rio Brilhante, sobre o andamento das obras de pavimentação asfáltica do bairro, pois os moradores estão preocupados e incomodados com a posição da empresa quanto a conclusão da obra.

“Buscar a verdade e levar sempre aos munícipes explanações detalhadas e consistentes sobre todos os aspectos da administração têm sido uma luta da minha vereança, e é o que pretendo coma requerimento", disse o vereador, afirmando que quer apenas deixar o morador do Bairro Nova Rio Brilhante tranquilo e confiante em relação aos asfalto tão esperado por aquelas pessoas.

 

Sinalização Luminosa para Lourival Barbosa é solicitação de Iliê

O vereador Iliê Martins Vidal (DEM) enviou indicação ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Infra-estrutura, bem como ao Superintendente da Agetrat, solicitando que seja que seja realizada a sinalização devida em todos os redutores de velocidade de Rio Brilhante, em especial os localizados na Avenida Lourival Barbosa.

Iliê sugeriu uma nova sinalização nos redutores de velocidade com a intenção de evitar futuros acidentes nestes locais, já que somente a pintura não é suficiente, pois tem um período muito curto a sua durabilidade. “Peço um cuidado especial nesse sentido, principalmente nos obstáculos localizados na Avenida Lourival Barbosa, por ter um grande fluxo veicular onde foram registradas várias ocorrências de acidentes especialmente com motos, inclusive com vítima fatal”, exemplificou o vereador.

 

Jeto explica direitos ao PIS/PASEP

Jeto Marques (PSB), vereador com assento no Legislativo Municipal, foi autor de requerimento ao Prefeito Municipal e ao Presidente desta Casa de Leis, para

que divulguem no jornais de publicações oficiais e sites, informações referentes a quem tem direito ao saque do principal do PASEP.

O vereador explicou que esse benefício se estende à participante cadastrado no PIS ou no PASEP até 04/10/1988, que possua saldo de quotas no dia da solicitação e se enquadre em um dos motivos previstos na legislação: aposentadoria; amparo assistencial a portadores de deficiência e amparo social ao idoso; doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001 do titular ou de seus dependentes; idade igual ou superior a 70 anos; invalidez do titular ou de seus dependentes; falecimento do participante; e neoplasia maligna (câncer) do titular ou de seus dependentes; portador do vírus HIV (AIDS) do titular ou de seus dependentes.

Jeto citou ainda como solicitar o saque, explicando que os requerentes deverão comparecer a uma agência do Banco do Brasil com os seguintes documentos: documento oficial de identidade e CPF, originais, válidos e em bom estado; comprovante de cadastramento ou CTPS com o número de inscrição PIS/PASEP ou extrato do PASEP; e documentos que comprovem o direito ao saque de acordo com o motivo previsto em Lei.

“O saque pode ser solicitado a qualquer tempo, independente do calendário de pagamento dos rendimentos, sendo feito exclusivamente em uma agência do Banco do Brasil”, explicou Jeto, informando ainda que os trabalhadores inscritos no PASEP recebem no Banco do Brasil e os participantes do PIS na Caixa Econômica Federal.

 

Assistência técnica para o Assentamento Lagoa Azul

O vereador Jeto apresentou também proposição ao Deputado Estadual Junior Mocchi - PMDB, com cópia ao Prefeito Municipal, requerendo gestão junto a AGRAER sobre situação da assistência técnica do Assentamento Lago Azul, que é composto por 117 famílias. Requereu ainda que, caso o Lago Azul não tenha assistência técnica terceirizada, que o deputado interceda para a AGRAER realizar este serviço.

Jeto disse que a Reforma Agrária é um dos instrumentos mais eficazes para promover a permanência do homem na área rural, entretanto não basta só doação da terra, é necessário que o poder público disponibilize ações para garantir a manutenção deste homem no campo, na prática da agricultura familiar. Falou ainda que chegou ao seu conhecimento que tal assentamento não está sendo assistido por nenhuma assistência técnica, o que os deixa desamparados no que diz respeito a DAPS, projetos técnicos e sua passagem de uma categoria pra a outra no PRONAF.

“Diante disso, o mínimo a ser feito é a destinação de uma assistência técnica para acompanhar e elaborar projetos para o desenvolvimento de suas atividades”, enfatizou o vereador.

 

Projeto Maria da Penha vai às escolas é sugestão de Nô

O vereador José Maria Caetano de Souza - Nô (DEM) sugeriu ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Educação, a adesão do projeto ‘Maria da Penha vai às Escolas’, projeto que integra a Rede de Educação da Subsecretaria de Direitos Humanos e tem por objetivo despertar nos estudantes o interesse sobre as questões ligadas a este assunto, especialmente as que envolvam o combate à violência contra a mulher.

O Projeto “Maria da Penha vai às escolas” apóia-se na crença, cada vez mais firme, de que a escola é o lugar capaz de fazer a diferença no combate a todas as formas de violência praticadas, especialmente, contra o público com maior vulnerabilidade social e individual (mulheres, idosos, homossexuais, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, entre outros), na construção de uma cultura de paz. Nesse sentido foi criado o gibi: “As Marias em: Maria da Penha vai às escolas”, material didático que aborda de maneira lúdica a questão da violência doméstica e intrafamiliar sofrida pelas mulheres, visando contribuir para a incorporação de valores necessários ao pleno desenvolvimento dos estudantes como cidadãos engajados na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“O projeto contempla também sugestões de atividades sugeridas ao professor para a utilização do gibi em turmas do ensino fundamental e médio. O objetivo é promover a reflexão e o debate crítico sobre a violência contra a mulher e os meios para combatê-la. Assim, outras atividades e projetos com base no gibi podem ser desenvolvidos, a critério do professor, contribuindo assim para o aprimoramento desse material”, salientou Nô.

Pista de caminhada, atletismo e ciclovia

Também de autoria do vereador Nô, foi aprovada indicação ao Executivo Municipal, com cópia à Secretaria de Infraestrutura, solicitando a ampliação da Avenida Lourival Barbosa até a BR-163, com pista de caminhada, atletismo e ciclovia.

Mais segurança, comodidade e bem-estar: estes são alguns dos benefícios que os munícipes pedem através das benfeitorias citadas acima, onde os moradores terão a oportunidade de prática esportiva como atividade social, de manutenção e promoção de saúde ou como forma de ocupar seu tempo livre.

“O lazer e a prática esportiva representam um direito do cidadão, constante tanto na Constituição Federal, como na Lei Orgânica Municipal e que é dever do estado - neste caso, o município - oferecer locais adequados a estas práticas, garantido que o pedestre e o ciclista também tenham seu espaço”, encerrou o vereador.

Celinho pede benfeitorias para o campinho do Nova Rio Brilhante

De autoria do vereador Célio Soares Cândido (PMDB), foi aprovada indicação pedindo ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Infraestrutura que seja feita ampliação do campinho do Bairro Nova Rio Brilhante (Pró-Moradia XV), com refletores, grama, alambrados, vestiários e bebedouros.

Naquela região existem muitos moradores que são adeptos do esporte e solicitam com muita veemência um local adequado para realizar seu jogo de bola de forma adequada, com vestiários e demais cuidados necessários, pois até o momento o campo é apenas de terra, sendo o único meio de lazer daquela localidade, e ainda um lugar aonde os moradores vão para assistirem as partidas de futebol e se divertirem.

“O esporte se destaca como elemento de integração social, de troca de conhecimento e de ampliação das possibilidades de convivência em sociedade, contribuindo para a construção de valores morais e éticos, coibindo a competição exacerbada e a conquista de resultados a qualquer custo. Assim, o foco da intencionalidade educativa do esporte aponta para o resgate de valores humanos, como amizade, cooperação, solidariedade e respeito”, disse o vereador.

 

Biblioteca para Prudêncio Thomaz

O vereador Célio pediu ainda ao Prefeito Municipal, as Secretarias de Educação e Infraestrutura e ao subprefeito do distrito, Wanderlei Barbosa, que seja construída uma biblioteca pública no Distrito de Prudêncio Thomaz.

Os moradores do distrito reivindicam tal benfeitoria, pedindo que a administração invista na educação disponibilizando uma biblioteca pública com um bom acervo para pesquisas, atendendo os alunos desde a infância até sua formação acadêmica.

“Prudêncio Thomaz é merecedora desse investimento, visto que se encontra distante da sede, impossibilitando os alunos de efetuarem suas pesquisas nas bibliotecas da cidade”, finalizou Celinho.

Envie seu Comentário
Atenção! O Estilo News não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Nome:* (obrigatório)
Email:* (não será divulgado)
Comentários:* (seu comentário será moderado)
 
 
2015 © - Estilo News - Todos os direitos reservados.
Estilo News.com.br
E-mail:toniazzoproducoes@hotmail.com
Endereço: Rua Eduardo Trindade, nº 638 - Jardim Trindade e Nunes
Cep: 79.130-000 - Rio Brilhante/MS
Telefone da Redação: (67) 3452-3313



 
 
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos seus autores.


Desenvolvido por: Webecom