Previsão de chuva deixa produtores de soja apreensivos para iniciar colheita
Estilo News
26 de Janeiro de 2016 às 10h22min
Previsão de chuva deixa produtores de soja apreensivos para iniciar colheita

Douradosnews Joandra Alves

A colheita de soja já iniciou e em algumas regiões de Mato Grosso do Sul, produtores estão apreensivos com a possibilidade do retorno da chuva para os próximos dias. Algumas regiões já contabilizam perdas devido ao excesso nos últimos meses, algumas regiões foram alagadas, já para outras o acumulativo de água favoreceu, assim como preocupa na questão do escoamento, após as estradas danificadas,relembre aqui.

De acordo com o analista de grãos da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto Portaleti, apesar do volume registrado e de que alguns produtores contabilizarem prejuízos em alguns ‘talhões’ a expectativa é boa. Até o momento o Estado já colheu aproximadamente 40 mil hectares que somam 2%, da produção, no entanto a previsão dos 100 mm para os próximos dias de acordo com a previsão de estações climáticas tem preocupado.

“Alguns já iniciaram a colheita, mas a maioria está no processo de dessecação e devem começar a colher no início de fevereiro. As lavouras tiveram um atraso por conta do excesso de chuvas no Estado. Com o período de sol, muitos aproveitaram e já começaram a colher. Tem uma previsão de 100 mm para os próximos dias, e isso está preocupando os produtores, pois pode contribuir para um ‘grão ardido’, o que causa perdas na qualidade”, explicou o analista.

Segundo ele, a previsão de produção em Mato Grosso do Sul é de 7,3 milhões de toneladas. Dourados, a segunda maior cidade do Estado conta com uma área plantada na safra 2015/2016 de 160 mil hectares e com média de produção de 479 mil toneladas e 50 sacas por hectares. Em 2014/2015, foram 163 mil hectares plantados com uma produção de 457 mil toneladas, em torno de 46 sacas por hectares.

Entre os produtores que dessecaram a soja e aguarda o momento certo para iniciar a colheita está, Elton Alencar de Matos, 37 que planta 65 hectares na região do Panambi em Dourados e trabalha a 15 anos, no ramo da agricultura.

Ele conta que pretende iniciar a colheita na próxima quinta-feira (28), no entanto teme não conseguir devido a previsão de que pode ocorrer chuvas no período.

“Eu dessequei na semana passada, e estou preocupado, mas tudo vai depender do volume de chuva, se for pouco não irá interferir, mas se for como as anteriores me preocupa pois pode mofar o grão, que fica ardido e perco na qualidade”, comentou o produtor.

Envie seu Comentário
Atenção! O Estilo News não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Nome:* (obrigatório)
Email:* (não será divulgado)
Comentários:* (seu comentário será moderado)
 
 
2015 © - Estilo News - Todos os direitos reservados.
Estilo News.com.br
E-mail:toniazzoproducoes@hotmail.com
Endereço: Rua Eduardo Trindade, nº 638 - Jardim Trindade e Nunes
Cep: 79.130-000 - Rio Brilhante/MS
Telefone da Redação: (67) 3452-3313



 
 
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos seus autores.


Desenvolvido por: Webecom